WhatsApp mostra novo alerta quando um desconhecido adicionar você em um grupo
05/08/2025
(Foto: Reprodução) Alerta do WhatsApp contra golpes virtuais
Divulgação/WhatsApp
O WhatsApp liberou um novo alerta caso alguém que não está em sua lista de contatos te envie uma mensagem ou te adicione em um grupo. A plataforma diz que deseja ajudar pessoas a se manterem em segurança nas conversas.
No novo aviso, o WhatsApp mostra dicas sobre como evitar golpes e controlar quem pode te adicionar em grupos, além de avisar que a pessoa que te adicionou não está em sua lista de contatos e quando o grupo foi criado.
Se você desconfiar de algo, pode sair do grupo sem nem precisar ler a conversa. Por outro lado, caso você reconheça o grupo, basta clicar em "Ver conversa". As notificações ficam silenciadas até você indicar que deseja permanecer no grupo.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Em seu anúncio sobre o novo alerta, o WhatsApp afirmou ter derrubado mais de 6,8 milhões de contas ligadas a centrais de golpes virtuais no primeiro semestre de 2025. Isso inclui casos de criminosos que mentem sobre oportunidades com criptomoedas, esquemas de pirâmide, entre outros.
Segundo o WhatsApp, algumas das principais fontes de golpes na internet envolvem trabalho forçado e são operadas principalmente pelo crime organizado do Sudeste Asiático.
A plataforma afirmou ainda que essas centrais costumam fazer várias campanhas ao mesmo tempo. E que os casos costumam trazer uma pegadinha para induzir a vítima a pagar um valor para receber os supostos lucros do investimento.
Ainda de acordo com o WhatsApp, os criminosos abordam a vítima por diferentes serviços, incluindo aplicativos de mensagens, redes sociais e plataformas de criptomoedas.
"No decorrer de um só golpe, os criminosos tentam alcançar as pessoas em várias plataformas diferentes para garantir que cada serviço tenha acesso a uma parte limitada do golpe todo e, assim, dificultar a detecção", disse a plataforma.
O WhatsApp orienta usuários a questionarem ofertas boas demais para serem verdade. E diz que, se uma mensagem suspeita vier de alguém que afirme ser um parente ou um amigo, o ideal é confirmar ao falar pessoalmente com a pessoa ou fazer uma ligação telefônica.
LEIA TAMBÉM:
Como limitar quem pode te adicionar em grupos no WhatsApp?
Como funciona o Tea, aplicativo em que mulheres avaliam encontros com homens
Primeiros data centers de IA no Brasil podem consumir mesma energia de 16 milhões de casas
Whatsapp deixa de funcionar em iPhones antigos