Moradores de São Luís e Imperatriz relatam compras indevidas de R$ 199 em cartões de crédito
20/10/2025
(Foto: Reprodução) Golpe de R$ 199 em cartões de crédito atinge moradores de São Luís e Imperatriz
Reprodução/TV Mirante
Moradores de São Luís e Imperatriz relataram, nos últimos dias, cobranças indevidas de R$ 199 em cartões de crédito de vários bancos. A origem do possível vazamento de dados ainda não foi confirmada.
De acordo com o delegado Jalves Carvalho, da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), as tentativas de compra aparecem em nome de “Raildo Paulo da Silva”, “Vaunice” e “pg*ton Jessica Kuhn”.
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Moradores de São Luís e Imperatriz relataram, nos últimos dias, cobranças indevidas de R$ 199 em cartões de crédito de vários bancos
Reprodução/Redes Sociais
O delegado divulgou um alerta nas redes sociais após dezenas de relatos de tentativas de compra, com a maioria negada automaticamente pelos bancos. Em alguns casos, porém, o valor foi cobrado, e as vítimas registraram boletim de ocorrência.
A Polícia Civil investiga a origem do possível vazamento de dados. Em entrevista à TV Mirante, o especialista em segurança digital, Paulo Barbosa, explicou que o padrão das transações indica ataques sincronizados e automatizados.
"É interessante quando a gente vê ataque em massa sincronizado, com o mesmo nome e o mesmo valor. Geralmente, a gente classifica isso como ataque automatizado. É gerado código, script de algum algoritmo que realiza esse ataque em várias contas simultaneamente. A gente chama de ataque sincronizado automatizado."
Ele orienta os consumidores a ativar a autenticação em dois fatores, evitar clicar em links suspeitos e não cadastrar dados em sites desconhecidos.
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⚠️ O que fazer se você recebeu notificação de tentativa negada
Bloqueie temporariamente o cartão no aplicativo do banco e nas carteiras digitais (como Apple Pay e Google Pay);
Monitore as movimentações pelos próximos dias;
Evite desbloquear o cartão até confirmar que não há novas tentativas.
💳 Se a compra foi aprovada ou debitada
Informe imediatamente ao banco ou à operadora do cartão;
Guarde comprovantes e prints das notificações;
Registre boletim de ocorrência em uma delegacia física ou on-line.