AM convoca crianças e adolescentes para aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue
24/05/2024
Vacinação está disponível em 12 municípios do estado. Manaus oferta vacina contra dengue para adolescentes
Divulgação/Semcom
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) convoca crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue, para buscarem a segunda dose nos postos de vacinação e completem o esquema vacinal contra a doença.
A vacinação contra a dengue está disponível em 12 municípios do Amazonas, atendendo à distribuição do Ministério da Saúde:
Manaus,
Iranduba,
Presidente Figueiredo,
Rio Preto da Eva,
Barcelos,
São Gabriel da Cachoeira,
Careiro,
Nova Olinda do Norte,
Manaquiri,
Santa Isabel do Rio Negro,
Autazes,
Careiro da Várzea.
Até esta sexta-feira (24), foram aplicadas 43.452 doses de vacina contra a dengue no Amazonas.
43.259 de primeira dose
193 de segunda dose.
Os números foram divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, foram distribuídas 96.296 doses da vacina contra a dengue.
O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
A vacina está disponível desde fevereiro no Amazonas, e a operacionalização das campanhas de vacinação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde.
"A segunda dose é essencial para fortalecer a resposta imunológica e proporcionar uma proteção duradoura contra a doença", enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Prevenção à dengue
A vacinação contra a dengue é uma das estratégias de prevenção à dengue que soma à importância de outras formas preventivas, como evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.
Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito. A FVS-RCP recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.