Em Goiás, emagrecedores que viciam eram preparados em betoneiras
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Em Goiás, emagrecedores que viciam eram preparados em betoneiras
A Polícia Civil de Goiás fechou quatro fábricas clandestinas de remédios para emagrecer.
Os medicamentos eram produzidos de forma improvisada. Em uma casa, em Uberlândia, Minas Gerais, os investigados usavam uma betoneira - que serve para preparar concreto - para misturar os insumos. Dentro dela, havia um pó branco. Em outro cômodo, uma lixeira armazenava um produto. Em outro endereço, os falsificadores utilizavam mais uma máquina da construção civil para fabricar os remédios. Eles eram vendidos pela internet e enviados pelos Correios.
Os vendedores prometiam aos clientes medicamentos 100% naturais. Mas o laudo da perícia apontou que boa parte das substâncias encontradas nas cápsulas é de uso controlado, e só pode ser vendida com receita médica. Os peritos identificaram dez substâncias, entre elas:
bupropiona e fluoxetina, que são antidepressivos;
diazepam, para diminuir ansiedade;
sibutramina para emagrecimento.
Drogas capazes de causar dependência química e psiquiátrica.
Em Goiás, emagrecedores que viciam eram preparados em betoneiras
Jornal Nacional/ Reprodução
“A origem da matéria-prima ainda vai ser objeto das nossas diligências complementares. Nós partimos mais da fabricação e da distribuição, como nós constatamos a prática do crime”, diz Márcio Marques, delegado da Polícia Civil de Goiás.
Vinte e nove pessoas foram presas; sete estão foragidas. Na casa de um dos investigados, em Ji-Paraná, Rondônia, os agentes encontraram milhares de frascos e cartelas de medicamentos, e armas escondidas em um compartimento falso, no forro do imóvel.
Segundo a investigação, o grupo criminoso movimentou quase R$ 20 milhões em dois anos. A operação apreendeu dinheiro, relógios e carros.
LEIA TAMBÉM
Remédios falsificados para emagrecer eram misturados em betoneira e vendidos em vários estados, diz polícia
Operação mira grupo suspeito de fabricar e vender remédios falsificados em Goiás e vários estados do país